Família faz sucesso com cafés especiais e escola para profissionais do setor
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Família faz sucesso com cafés especiais e escola para profissionais do setor

A Um Coffee Academy é a instituição de ensino do mercado brasileiro a dar certificado internacional de barista aos alunos




Boram Um, um dos criadores do Um Coffee Co. (Foto: Divulgação)

A família Um sempre acreditou que o café brasileiro é um dos melhores do mundo. No entanto, para Boram e o irmão, Garam, as cafeterias do país ainda não tinham o conhecimento necessário para oferecer uma degustação apropriada da bebida.


Foi então que os dois tiveram a ideia de criar a Um Coffee Co., marca que faz desde a plantação até a venda direta do café.


Quando PEGN conversou com a família Um sobre o negócio, no início de 2018, a família possuía apenas duas unidades abertas em São Paulo.


Desde então, o grupo abriu mais uma unidade e lançou uma escola especializada no ramo, no Bom Retiro. Hoje, eles faturam até R$ 500 mil com o negócio de cafés especiais.


Recentemente, a marca lançou os chamados "nanolotes" — pequenos pacotes de grãos raros a preço mais acessíveis.


Segundo Boram, a ideia é comprar cafés especialmente caros em leilões do ramo e distribuí-lo em porções menores para serem oferecidos ao consumidor. Por exemplo, há grãos que custam entre R$ 3 mil e R$ 50 mil o quilo, trazidos em pequenos pacotes que custam de R$ 60 a R$ 120 a unidade.

Tudo começou em 2002, quando o pai da família, Stefano, comprou uma fazenda no sul de Minas Gerais. Apaixonado pela bebida, o patriarca quis ter sua própria colheita. Aos poucos, a produção foi crescendo e Boram começou a ajudar o pai. Profissional do comércio exterior, ele se envolveu na exportação do produto. “Foi aí que eu notei como o mercado lá fora é muito mais avançado em relação ao Brasil”, conta ele.



Garam Um, também fundador da marca. (Foto: Divulgação)

Ao perceber o alto padrão existente na degustação da bebida em países como Japão e Alemanha, Boram quis trazer o modelo de negócio para cá. “Nós já tínhamos um conhecimento muito grande sobre extração, então só faltava a cafeteria”, afirma ele.


Em 2015, ele e o irmão começaram a desenhar um plano para a marca e no ano seguinte inauguraram a primeira loja no Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Desde então, a família vem aprimorando o produto.


Hoje, a Coffee Co. possui mais duas unidades: uma em Pinheiros e outra no Itaim Bibi. Todas possuem apenas produto provindo da fazenda da família, totalmente certificado na escala SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais) como Café Especial.


Percebendo a necessidade de especializar funcionários e ensinar o público, eles abriram a Um Coffee Co. Academy. A escola é a única a dar certificado internacional de barista no país. A instituição possui de cursos para amadores e profissionais.


Ela também oferece orientações para produtores que querem exportar café, técnicas para extração e torra e outros conhecimentos específicos. “Acreditamos que a iniciativa agrega valor à marca e também oferece oportunidade para expandir o mercado brasileiro, que tem muito potencial”, diz Boram.

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